Cras promove reunião com tema Preservação do Meio Ambiente

Beneficiários participaram do encontro
Ascom/Walmir Rosário

A Secretaria da Assistência Social de Canavieiras promoveu, na última quarta-feira (8), na sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), uma reunião intergeracional com a presença de 50 beneficiários do Programa Bolsa Família. Na ocasião, as estagiárias do curso de Serviço Social, Ana Crisley e Joelice Carvalho, ministraram uma palestra com o tema “Preservação do Meio Ambiente”.

Crianças, adolescentes, idosos e gestantes usuários dos programas oferecidos pelo Cras receberam noções de sustentabilidade, como a prática da economia de água e seu consumo consciente. “As cidades da nossa região já vêm enfrentando problemas com a falta de água, e nada mais pertinente que o despertar de um consciência sustentável nessas pessoas, junto às suas famílias e à comunidade”, disse Joelice Carvalho.

Segundo a assistente social do Cras, Ana Angélica, as atividades intergeracionais permitem uma maior abrangência – além da troca de experiências - no caso de temas que dizem respeito a qualquer faixa etária. “Qualquer indivíduo, de qualquer geração, precisa ser um cidadão consciente, e apto a atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido, por isso convocamos pessoas de vários grupos a participar dessa reunião, com um tema que é bastante pertinente atualmente”, disse Ana Angélica.

Para a estagiária Ana Crisley mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso que se trabalhe também com a formação de valores e atitudes. “Não se trata apenas de agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente. É saber ter atitudes estão ligadas diretamente ao bem-estar de cada um e da sociedade, local e global”, ressaltou.

Durante a reunião, os participantes  elegeram algumas prioridades de mudança de hábito nas comunidades em relação à preservação do meio ambiente. “O encontro proporcionou uma reflexão das consequências ocasionadas pelos resíduos descartados de forma incorreta, a quantidade de água que é desperdiçada no dia a dia sem perceber. O próximo passo é produzir uma horta sustentável usando garrafas pets. Estão bastante entusiasmados com o que aprenderam, foi muito produtivo”, finalizou Ana Angélica.